COPA AMÉRICA 1997

I Copa América
01-03/10/1997 - Assunção - Paraguai
Brasil 4 X Colômbia 0
Brasil 2 X Argentina 1
Brasil 10 X Paraguai 0
Primeiro lugar

 

Resenha do Evento

 

Foi a minha primeira convocação para a seleção, no primeiro campeonato organizado e reconhecido pela IBSA na América desta modalidade.

Eu tinha 16 anos e iniciei os treinamentos como reserva. No decorrer dos treinos, fui conquistando meu espaço e assumi a titularidade.

Já no campeonato, assumi a braçadeira de capitão, sendo o mais novo capitão da seleção de cegos já visto.

Sobre o campeonato e o futebol daquele time, era tudo muito novo. Ninguém sabia como o outro jogava, poucos se conheciam. Da Argentina, Sílvio Velo era conhecido; Mizael, Mário Sérgio também eram conhecidos pelo Brasil. Já dos demais países, ninguém sabia nada! Mas nossa equipe era bastante superior às demais, o que se provou com os resultados, inclusive contra a Argentina, onde seu placar foi mais apertado, porém o jogo foi estremamente favorável a nós!

Sobre mim especificamente, já falei do meu crescimento e do futebol, joguei bem. Contra a Argentina, estive meio preso no início, tanto que o goal deles foi, em minha opinião, uma falha minha. Mas me redimi com uma atuação firme no restante do jogo.

Pena foi que o regulamento da copa não permitia final, deixando o campeonato com muito pouco jogo.

Ao fim do campeonato, os organizadores do evento concedeu algumas premiações. Eu fui premiado como melhor fixo. Muita alegria para mim!

Tipo de competição: