JOGOS PARAOLÍMPICOS 2004

Jogos Paraolímpicos de Atenas
17-28/09/2004 - Atenas - Grécia
Brasil 4 X Coréia do Sul 0
Brasil 4 X França 0
Brasil 3 X Espanha 0
Brasil 2 X Argentina 0
Brasil 1 X Grécia 0
Brasil 0 (3) X Argentina 0 (2)
Primeiro lugar

 

Resenha do Evento

 

Foi um campeonato sensacional para mim.

Primeiramente, por está em um evento paraolímpico, nos jogos paraolímpicos, aquilo que todos os jogadores com deficiência sonham em alcançar. Depois pela vibração positiva, pela união do grupo, pela vontade que cada um tinha em conquistar aquela medalha!

Por fim, pela incontestável e sensacional participação que fizemos, ganhando a medalha dourada sem tomar goal algum, tendo o melhor ataque, o artilheiro e por termos, mesmo que sem nada oficial, sido a equipe mais disciplinada da competição.

Mesmo que no jogo final contra os argentinos a gente não tenha conseguido vencer no tempo normal, nem na prorrogação, a vitória nos penaltes coroou a grande campanha e só deu um tempero amais para a conquista. Admito que tive medo de perder, afinal, estávamos atrás do placar nas cobranças penais, mas o excelente goleiro Fábio Vasconcelos e o competentíssimo atacante Mizael Conrado, nos garantiram na disputa. E aí, Damião Ramos, companheiro de defesa, foi para a cobrança e carimbou o enfeite dourado em cada um de nossos peitos!

Eu tinha certeza que não merecíamos perder aquele título, seria uma grande injustiça por tudo fizemos até ali.

Eu, em especial, estava voando naquele campeonato. Acho que nunca joguei como lá: chegando sempre antes dos atacantes, desarmando rápido e ligando mais rápido ainda o contrataque, indo nos 2 lados da quadra, sem se cansar um minuto!

Soube, afinal, não lia grego, que um jornal local tinha me indicado como melhor jogador daquele torneio paraolímpico. Não sei se é verdade, acho que nunca devo saber disso. Mas acho que fomos todos melhores, desde o Fábio que deu uma aula de orientações e segurança quando exigido, até a equipe técnica, que foi perfeita em suas mexidas; e aí passo pelo João que foi o artilheiro do campeonato, fazendo mais da metade dos goals brasileiros, pelo Mizael que mudava o jogo ao se posicionar mais centrado, pelo Bill que atacava e defendia com muita raça e eficiência, pelo Marquinhos, Nilson, Damião, Dias, Andreoni e todos aqueles que nos fizeram campeões!

 

Tipo de competição: