JOGOS PARAOLÍMPICOS 2008

Jogos Paraolímpicos de Beijing
06-17/09/2008 - Beijing - China
Brasil 3 X Coréia do Sul 0
Brasil 1 X Espanha 0
Brasil 0 X Argentina 0
Brasil 4 X Inglaterra 0
Brasil 1 X China 1
Brasil 2 X China 1
Primeiro lugar

 

Resenha do Evento

 

Foi minha segunda participação em jogos paraolímpicos. A primeira, em Atenas, eu estava ansioso pela convivência na vila e tudo mais! Já agora, estava totalmente focado no evento, até porque não estava gostando muito de Beijing. Queria, na verdade, era ir embora o mais rápido possível!

Os jogos foram bem mais difíceis do que esperávamos e do que foram em Atenas. Além da quadra não estar muito boa, visto que chovia muito por lá, a equipe também não estava tão bem, tanto técnica quanto fisicamente (isto é minha opinião sobre o evento), que tornou tudo muito mais difícil para nós.

Mesmo assim, jogamos muito superior a quase todas as equipes, com exceção da misteriosa China que surgia como um furacão na modalidade. A um ano atrás, nem se sabia que chineses jogavam futebol de cegos; hoje, eles faziam jogo duro conosco, empatando o primeiro jogo, se classificando em primeiro na fase inicial e saindo na frente na grande final contra nós.

Quando viramos o primeiro tempo perdendo de 1 a 0 para eles na final, imaginei que tínhamos poucas chances de vencer aquele jogo. O nosso ataque não entrava na grande muralha chinesa e eles incomodavam um pouco nossa defesa. Foi quando achamos um goal de falta de Ricardo e, a menos de 30 segundos do fim da partida, achamos o goal da virada em tiro livre de Marcos Felipe.

Foi uma vitória merecida pelo que fizemos no segundo tempo; mas foi muito mais pela raça e persistência deste grupo que soube lidar com um momento adverso e de estrema delicadeza.

Eu, em especial, acho que fiz um bom campeonato. Admito que tive medo de não conquistar a medalha de ouro quando estávamos perdendo o jogo para os chineses, mas não desisti nunca e acho que fui (e fomos) premiados por isso.

Enfim, graças A Deus, bicampeões paraolímpicos!

Tipo de competição: