BRASIL É PENTACAMPEÃO AMERICANO NO FUTEBOL DE 5

Brasil e Argentina perfiladas para o hino Foto CPB

A rivalidade entre Brasil e Argentina teve mais um capítulo nesta última semana. Na verdade, foram 2 capítulos: um, o primeiro, na fase de classificação da Copa América, onde os argentinos venceram a seleção brasileira por 1 a 0, e outro, na final do mesmo torneio, onde o Brasil se sagrou pentacampeão ao devolver a derrota sofrida anteriormente por 2 a 0.

A 7ª Copa América de Futebol de 5 aconteceu em Buenos Aires, entre os dias 28 de novembro e 04 de dezembro. Participaram do torneio as seleções do Peru, Uruguai, Colômbia, Paraguai, Argentina e a seleção brasileira.

Seleção brasileira com o troféu Foto CPB

O Brasil, após um início desconfiante, superou os adversários e conquistou mais um título para seu longo curriculum. São 5 títulos continentais em 7 eventos disputados, o que ratificou a hegemonia do país na América.

O atleta do CEIBC, Sandro Laina, mais uma vez integrou o selecionado brasileiro, contribuindo mais uma vez com o êxito deste time vencedor.

"Foi um título muito importante para mim; e também um dos mais difíceis pela seleção", disse Sandro depois do campeonato. E deve ter sido difícil mesmo. O selecionado brasileiro começou meio "morno" no campeonato. As duas vitórias iniciais contra o Uruguai por 4 a 0 e sobre o Peru por 12 a 0, não mostrava o bom futebol desta equipe que é a atual bicampeã paraolímpica.

Com um jogo mais complicado contra os paraguaios, a impressão que se tinha se apresentou real e o Brasil foi derrotado por 3 a 2. Os resultados ruins continuaram e os argentinos também tiveram a oportunidade de tirar uma "casquinha" do Brasil, vencendo por 1 a 0. Contudo, o time já jogou melhor e parecia está encontrando o bom futebol mais uma vez.

O jogo contra os colombianos foi utilizado para descansar alguns atletas e observar outros. Por este motivo, o resultado não passou de 0 a 0. Mas aí, na semi-final, onde o campeonato ficou mais sério, o Brasil mostrou a sua força e o verdadeiro futebol e venceu a seleção paraguaia por 1 a 0, com um gol de penalte, faltando menos de 2 segundos para acabar o jogo.

Na final, mais uma vez se encontravam os selecionados brasileiros e argentinos e o Brasil passeou em Buenos Aires ao vencer por 2 a 0, não permitindo que os argentinos chutassem uma única bola ao gol do goleiro Fábio.

Sandro toma bola do argentino

Sandro Laina ainda falou de sua emoção pela conquista de mais este título: "Conquistar título é sempre muito bom. Com a seleção, muito melhor, mesmo que este seja o 5º! Este ano não foi um bom ano esportivo para mim. Não estive muito bem fisicamente e isso influenciou muito no meu desempenho técnico. Mas cheguei muito bem para esta Copa América e pude, mais uma vez, ajudar o Brasil".

E Sandro tem muito para comemorar. Ele esteve nas 5 conquistas da Copa América (1997, 2001, 2003, 2007 e 2009).

Um motivo amais de comemoração foram os 3 gols feitos por ele. "Este foi o campeonato onde fiz mais gols com a seleção, tenho 4 pelo Brasil", completou o atleta carioca.

Sandro Laina falou sobre os jogos no blog, aqui mesmo no site, entre em blog, no menu lateral e leia, jogo a jogo, a luta da equipe brasileira! Ou ainda, acompanhe os resultados de todos os jogos brasileiros neste campeonato!